Tuesday, February 21, 2006

"I've worked too hard for my illusions just to throw them all way"


Estava eu descansada por não me deixar afectar pela publicidade ao Rock in Rio Lisboa 2006, quando vejo uma nota de rodapé:

Guns n' Roses confirmam participação no Rock in Rio

E tudo se alterou. É uma espécie de chamamento, algo que faz inevitavelmente sentido.

Mais sentido faz porque me sinto a comparecer a um qualquer reencontro existencial. Para o mal e para o bem, as músicas, as letras e as atitudes (muitas delas condenáveis, bem sei) marcaram-me de forma indelével, estrutural, inquestionável.

Hoje pouco resta dos Guns n' Roses: Steven Adler foi despedido logo após o 3º album, GN'R Lies, por ser incapaz de suster as consequências do seu consumo de drogas (algo que todos os outros faziam); Izzy Stradlin' (o rapazinho que veio com Axl de Indiana e que o acompanhou neste percurso ragz to richez) abandonou a banda por não concordar com o monopólio de tomada de decisão por parte de Axl, logo após as gravações de Use Your Illusion I e II. Restaram Slash e Duff Mckagan da formação original que, após anos e anos a dar o desconto a Axl, romperam definitivamente em 2001.

Portanto: dos Guns n' Roses que me viraram a vida, pouco resta. E nas poucas aparições públicas de Axl desde 2001, está visto que o lítio não segura todas as pontas. Prova evidente é que o album Chinese Democracy (com o fabuloso "Madagascar" - num e-mule perto de si) ainda não saiu oficialmente desde...2001.

Dir-se-á, então: Axl Rose (William Bailey de nascimento) deu cabo de tudo. Talvez. Mas a verdade é que de Steven Adler nunca mais se ouviu falar, assim como de Izzy Stradlin e Gilby Clarke (substituto de Izzy). Slash e Duff formaram, juntamente com Matt Sorum (também ele ex-GN'R), os Velvet Revolver, um decalque actualizado do que já foi a banda original que os juntou. Os maneirismos de Scott Weiland não são mais do que uma cópia falível da postura de Axl Rose em palco.

Portanto, é, efectivamente, uma pena que esta gente não se tenha conseguido manter junta, porque tanto os Velvet Revolver como o que resta dos GN'Roses não chegam sequer ao pé do que já foi a banda original.

E, assim sendo, não tenho dúvidas que vou ao Rock in Rio ver o que resta da banda que me mudou a vida, a minha concepção do mundo e aquilo que queria para mim própria. E, tal como em 2 Julho de 1992 (Alvalade), estarei presente como que a responder ao reencontro existencial.

3 Comments:

Blogger Marsupilami said...

Só nao concordo com uma coisa... Os maneirismos serem uma cópia de Axl... Não tenho a mesma opinião... Scott Weiland, tem uma carreira com os Stone Temple Pilots, de grande valor! Ele tinha, e tem o seu próprio estilo! É a minha opinião!

Mas quero dizer-te para não ficares tão enforica, pois com os novos GN'R nunca se sabe se eles vão comprir ou não... E é verdade, que estes novos GN'R muito pouco, ou nada têm a ver com os antigos! falta lá muita alma!

2:25 AM  
Blogger fiona bacana said...

Marsupilami,
o Scott Weiland conheço eu bem (e até já conversamos sobre os STPilots anteriormente). Na verdade, a forma de estar em palco do Scott Weiland enquanto vocalista STP tem muito pouco a ver com aquilo q ele é enqto frontman dos Velvet Revolver. Ou das duas uma: ou ele abichanou por completo (:) ou então teve instruções dos produtores para se colar à imagem. Repara, n é q eu n goste dos Velvet Revolver, mas falta ali qqr coisa; assim como falta ao que resta dos Guns n' Roses...

O facto de comparecerem ou não ao RIR 06, n é coisa nova...por isso é q o meu bilhete só está reservado...

Mas lá estarei, nem q n seja para confirmar que td AQUILO...morreu.

3:12 AM  
Anonymous Anonymous said...

Revejo-mo no texto da fiona, mas há algo que tenho que escrever, deixem os Guns em paz...reparem, não dizem que aquilo sem o Slash e o Sorum naõ tem piada nenhuma? Pois, assim sendo vão comprar a discografia dos velvet revolver e têm uma desilusão, vão ouvir algumas musicas dos Guns mas noutra voz e aí parem e pensem...Pois é, a alma está no Axl, as letras, as composições...Outro facto, o Chinese democracy está há 12 anos a ser trabalhado, o Slash disse em Março ultimo que está ansioso por o ouvir porque ele diz que " tudo o que o Axl faz é perfeito".O novo album conta com o Guitarrista bryan May (ex-Queen) e muitos mais musicos.ah, penso tambem que o Dizzy reed merecia um pouco mais de respeito...afinal ele manteve-se na banda, nao indo atras de dinheiro com outra banda que rapidamente desapareceu da cena musical...Abraço

4:31 AM  

Post a Comment

<< Home