Wednesday, January 11, 2006

Da guerra civil e das excepções

Afinal, anos e anos de teorias dramáticas sobre o civismo nas estradas portuguesas, dos milhares de portugueses esfacelados para a vida e perdidos para a morte em acidentes de viação, da afirmação contundente de que a forma como os portugueses conduzem é uma canalização das suas próprias frustações (o que é o tunning senão isto?), e a primeira vez que me batem no carro sou maravilhada com uma excepção.

Choque com 3 carros. O cavalheiro (e esta expressão não é um eufemismo!) sai do carro e lança logo um sonoro "bom dia!", seguido de um "peço imensa desculpa". Propôs que encostássemos o carro uns metros mais à frente para não impedir a circulação, logo aí um sinal de civismo interessante. Mas ainda assim, fui decorando pelo retrovisor a matrícula, não fosse aquilo um expediente para se pôr a andar.

Não fugiu. Fez uma curta chamada no telemóvel e propôs que comunicássemos à companhia de seguros. E declaração amigável? Não há. "Olhe, eu trabalho aqui perto, quer vir comigo? A minha empresa tem uma frota, de certeza que há declarações lá". E fomos. Entramos. E preenchemos tudo, aliás, até a minha parte dos dados foi preenchida por eles. Mandava piadas, ria-se com a sua própria fotografia na carta.

E, no fim de tudo, ainda se vira para mim e diz: "Qual é a sua companhia de seguros? Ah...se precisar de alguma coisa de lá, diga, que eu conheço lá gente". "E, mais uma vez, desculpe a maçada".

E pronto. Não foi preciso drama, não foi preciso "então você não viu?!!!", não foi preciso chamar a polícia (não fosse alguém estar com os copos às 9:20 da manhã), não foram precisos aqueles subterfúgios para a não admissão de culpa.

Afinal há cavalheiros. E, mais incrível ainda, há cavalheiros nas estradas.

3 Comments:

Blogger Sol said...

Passaste por uma experiência quase surreal! Mas afinal as excepções existem para confirmar a regra, certo? Ainda bem que não tiveste de levar com a regra!! ;)

2:31 AM  
Blogger fiona bacana said...

Sol, levei com a excepção, mas ao menos tenho noção disso!Da proxima vez já estou a iamginar uma toyota carrinha com o gajêdo a sair de lá e a ameaçar-me...estas coisas da contabilidade divina "contam"!

4:29 AM  
Blogger fiona bacana said...

Jorge,
cavalheiro q é cavalheiro não se faz assim a qualquer uma!:)))))

4:31 AM  

Post a Comment

<< Home