Let's go nordic - Razão #1
Razão #1
«As pessoas que podem trabalhar têm de contribuir para que o Estado possa tomar conta das que não têm recursos. Isto faz parte de um projecto de desenvolvimento equilibrado e resume o coração da abordagem nórdica à organização da sociedade.
Simples? A fórmula é de inegável eficácia e pode-se confiar nas estatísticas que dizem que os seus agentes pagam na proporção dos seus ganhos porque «não há mercados paralelos». Quem o assegura é Kari Välimäki, o director-geral do Departamento de Finanças e Planeamento do Ministério da Segurança Social e da Saúde que vive tranquilo com a aplicação, desde o início de 2005, dos incentivos ao prolongamento da idade da reforma para lá dos habituais 59 anos, prevendo-se resultados visíveis em 2015.
A palavra-chave é a participação na sociedade, tão válida para os idosos enquanto incentivo ao regresso à vida activa de quem goza de subsídios altos como os desempregados de longo prazo. Ou uma mãe solteira com dois ou três filhos que hesite em agarrar uma oferta de emprego paga a dois mil euros por mês, por nela ver pouca vantagem.»
In Única, 24-jun-06
0 Comments:
Post a Comment
<< Home