Wednesday, June 07, 2006

Hellas, Hellas - Notícia do Dia

Uma das minhas descobertas este ano (lectivo, mais concretamente) é a Turquia. Do país ainda só recebi relatos fascinados do lugar do mundo onde the east meets west. Gosto da ambivalência da coisa: um país maioritariamente muçulmano, mas profundamente ocidental. Onde se mantêm raízes e ecos do império otomano, com uma provável (?) adesão à União Europeia.

E descobri os turcos. E as turcas. Alguns deles profundamente desorientados (mortinhos para voltar às saias da mamã), outros absolutamente siderados com este país (como é possível, não é?). A palavra, em inglês, é: mesmorized.

Um dia voltarei à O e ao I. Mas hoje estou especialmente grata a um clube de futebol turco: o Fenerbaçe.

Ao que tudo indica, o CEO da empresa Luso-Brasileira de futebol, Luiz Felipe, finalmente deixou-se de ameaças "agarrem-me que eu vou-me a ele" e vai sacar milhões de dólares para a Turquia, para alívio dos contribuintes portugueses.

Acho que estou toldada pela emoção. Nem me consigo explicar bem.

Mas esperem...

Vamos deixar de ter o clube scolari? O tal onde só entram os que são amiguinhos do seleccionador, independentemente da sua forma física, a sua qualidade e disciplina técnico-táctica? Vamos deixar de ter brasileiros como treinador principal, treinador-adjunto, preparador-físico, psicóloga? Vamos deixar de ter jogadores estrategicamente naturalizados? Vamos deixar de ter um tipo, numa conferência de imprensa destinada a anunciar os 23 amiguinhos, a vir puxar dos galões e dizer que o treinador dos sub-21 é seu subordinado? Vamos deixar de ter este patriotismo bacoco da bandeira à porta de casa? E a insultar pessoas que já fizeram mais por Portugal do que esse badameco em 4 anos (aka, Miguel Sousa Tavares e António Pedro Vasconcelos, a quem ele chamou, respectivamente, "de bosta" e "diz-se cineasta")?

E, por fim, será que vamos voltar a ter A SELECÇÃO NACIONAL?

3 Comments:

Blogger bonifaceo said...

Olha, não sei se já leste a resposta ao teu comentário no blog da sol. O Scolari não é correcto em muita coisa, mas muitos dos comentadores também criticam tudo e todos, e não é por terem feito algo de bom numa área que já têm direito a isso. Eu sinceramente gostaria que toda uma comitiva duma selecção fosse dessa mesma selecção, mas não o é, mas não é por isso que vou armar o burro e dizer mal a torto e direito do Scolari, estou completamente farto disso. Tenho as minha opiniões divergentes das dele, como qualquer pessoa, mas não quero passar daí nas críticas e ser excessivo, até porque em resultados desportivos não nos podemos para já queixar muito.
Isto foi escrito de forma calma e não irada, :D fico sempre com medo que os comentários sejam mal interpretados... beijo.

9:12 PM  
Blogger fiona bacana said...

Bonifaceo,
essa do "armar o burro" é uma expressão fantástica! nc tinha ouvido! Mto gira!

Agora qto ao sr luiz felipe: é evidente q há mta gente em portugal q critica e nem sqr sabe do q fala. Mas n é isso q o CEO da da empresa Luso-Brasileira de futebol diz: diz que 99% do povo está com ele. Então do q se queixa ele? Do facto das pessoas terem opiniões diferentes das dele? Já para n falar daquela ameaça extraordinária do Sr. Madaíl, aquela coisa do apontar o dedo a quem criticou a selecção, mto ao jeito bush da coisa: se n estás connosco, estás contra nós. Sobretudo ouvir isto de 1 gajo a quem eu pago o salário? Não me lixem...

E qto aos resultados...oh bonifaceo, n sejas ingénuo. Somos vice-campeões da Europa? Pois somos. Num campeonato em que jogamos EM CASA. Cuja final perdemos com uma equipa como a Grécia. Se lhe pagamos 1 ordenado principesco, é para ter resultados. Em suma, ele n fez mais do que a sua obrigação. Se lhe pagamos mto mais do que os outros, então é para ter MUITO MELHORES RESULTADOS.

Atenção, eu não sou cega e há algumas coisas q o Scolari fez bem: acabaram as bandalheiras em estágios. E diz ele, e mto bem: o q eles fazem nas folgas, n me interessa.

Agora o resto...qd ele vem para cá e afronta tudo e todos, aumenta a parada. E o mínimo q se exigia no Euro era q o ganhasse. Bastava ele n ser teimoso, e usar a equipa q foi campeã da Europa de clubes - FC Porto. Mas n. Até o Simão era titular até o CEO da empresa luso-brasileira de futebol ter percebido q já n tinha + margem de risco.

E só para terminar: o mínimo q se exige agora no mundial, são os quartos de final (somos a 7ª equipa do ranking mundial). Não tenho essa esperança, mas estou convicta q nem a fase de grupos portugal vai passar. E aí, bonifaceo, a recepção em portugal vai ser a mma q eles receberam na portela qd vieram da Coreia...

2:43 AM  
Blogger bonifaceo said...

Lol, armar o burro é amuar :D.

Acho que estás enganada quanto à obrigação no Europeu. Não te esqueças que somos uma selecção que nunca ganhou nada, e nem costumamos fazer regularmente um percurso longínquo, e isto aplica-se ao Mundial. Está certo que temos qualidade, mas pelo que ouvi dizer, porque ainda não olhei para a coisa, vamo-nos cruzar com o grupo da Argentina nos 8ºs, e se jogarmos contra ela, acho que não temos obrigação de a ganhar, também é preciso ver esses detalhes.
E falando da Grécia, não nos ganhou só a nós, teve que chegar à final, muitas vezes como na R. Checa, sem saber como, com falhanços incríveis dos checos e depois de canto pimba... mas é assim o futebol.
Mas olha, acima de tudo, e é uma coisa que quero deixar evidente, não sou a favor do Scolari, mas acho que tudo o que é demais cheira mal e isso ainda me incomoda mais que o Scolari, gente inconformada por tudo e por nada. Isto a nível desportivo, porque financeiro já não falo, mas esses comentadores desportivos neste capítulo também não podem falar porque não lhes interessa.

7:02 AM  

Post a Comment

<< Home